quinta-feira, janeiro 30, 2014

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS


A conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração. Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação.

A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.

As duas orações estão ligadas pela conjunção e, e não têm relação de dependência entre si. Então, a primeira oração (A lua surgiu) tem sentido completo e independente da segunda (As estrelas inundaram o céu de luz) para tê-lo e assim também é a segunda em relação à primeira.
Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e consequêntemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa.

Ele venderá brinquedos ou revistas.

Observe que a conjunção ou está ligando duas palavras: brinquedos e revistas, as quais exercem o mesmo papel de objeto direto na oração.
Podemos classificar as conjunções coordenativas em:

aditivas - exprimem ideia de adição, soma: e, não só, mas também, nem (= e não) etc;

Fui à escola e joguei bola.
Não fui à escola nem joguei bola.

adversativas - exprimem ideia de contraste, oposição: mas, poém, contudo, no entanto, entretanto, etc;

Fui à escola, porém não levei meu caderno.
Fui à escola, no entanto, não prestei atenção nas explicações.

alternativas - exprimem ideia de alternância ou exclusão: ou, ou... ora...ora, etc;

Ou estudo para a prova, ou tiro nota baixa.
Ora como fastfood, ora me alimento bem.

conclusivas - exprimem ideia de conclusão: pois, logo, portanto, por isso, etc;

Pratiquei exercícios físicos, logo me senti muito melhor.
Aquele medicamento é tarja preta, logo, deve ser vendido somente com receita.

explicativas - exprimem ideia de explicação: porque, que, etc;

Ele saiu da escola, pois não veio mais.
Não quero mais comer, porque estou satisfeito.



Nenhum comentário:

SUPERLETRADOS

SUPERLETRADOS
O BLOG DA GALERA DA ESCOLA