O plano de aula abaixo trata-se de uma excelente dica para as aulas de Artes com alunos do ensino fundamental II. Estou utilizando e está dando tudo certo.
Conteúdo
Arte rupestre, conceitos e elementos
Habilidades
Utilizar as linguagens como meio de comunicação e expressão e reconhecer e valorizar o patrimônio histórico e artístico
Tempo estimado Duas aulas
O Brasil é um grande museu natural com um dos mais extensos conjuntos de arte rupestre do mundo. Marcas deixadas em rochas há cerca de 40.000 anos fazem parte deste patrimônio frágil. Segundo reportagem de VEJA, nossas pinturas milenares estão sendo depredadas por pichações, fogueiras e até por cartazes de propaganda eleitoral.
Discuta com a turma os impactos negativos que esse tipo de vandalismo gera, partindo de uma atividade prática com pigmentos naturais e correlacionando arte rupestre com grafite.
Atividades
1ª aula - Inicie a conversa perguntando a respeito dos grafites que encontramos nos muros de muitas das nossas cidades. Por que as pessoas grafitam? O que elas deixam registrado? Afinal, o grafite também é uma forma de expressão que representa a sociedade contemporânea. Infelizmente muitos confundem expressão com vandalismo e grafite com pichação. Os centros urbanos estão repletos de exemplos de intervenções feitas sem autorização em muros, placas e orelhões. Faça uma leitura coletiva de VEJA e mostre que a situação é ainda mais grave quando as assinaturas e marcas são feitas em patrimônios históricos e artísticos.
Explique que o termo arte rupestre vem do latim rupes ou rupis, que quer dizer rochedo ou seja, arte rupestre é aquela realizada em paredes. Os alunos poderão se perguntar: "muros grafitados são arte rupestre?". De certo modo, sim: é arte rupestre contemporânea.(Continue lendo).
Arte rupestre, conceitos e elementos
Habilidades
Utilizar as linguagens como meio de comunicação e expressão e reconhecer e valorizar o patrimônio histórico e artístico
Tempo estimado Duas aulas
O Brasil é um grande museu natural com um dos mais extensos conjuntos de arte rupestre do mundo. Marcas deixadas em rochas há cerca de 40.000 anos fazem parte deste patrimônio frágil. Segundo reportagem de VEJA, nossas pinturas milenares estão sendo depredadas por pichações, fogueiras e até por cartazes de propaganda eleitoral.
Discuta com a turma os impactos negativos que esse tipo de vandalismo gera, partindo de uma atividade prática com pigmentos naturais e correlacionando arte rupestre com grafite.
Atividades
1ª aula - Inicie a conversa perguntando a respeito dos grafites que encontramos nos muros de muitas das nossas cidades. Por que as pessoas grafitam? O que elas deixam registrado? Afinal, o grafite também é uma forma de expressão que representa a sociedade contemporânea. Infelizmente muitos confundem expressão com vandalismo e grafite com pichação. Os centros urbanos estão repletos de exemplos de intervenções feitas sem autorização em muros, placas e orelhões. Faça uma leitura coletiva de VEJA e mostre que a situação é ainda mais grave quando as assinaturas e marcas são feitas em patrimônios históricos e artísticos.
Explique que o termo arte rupestre vem do latim rupes ou rupis, que quer dizer rochedo ou seja, arte rupestre é aquela realizada em paredes. Os alunos poderão se perguntar: "muros grafitados são arte rupestre?". De certo modo, sim: é arte rupestre contemporânea.(Continue lendo).
Fonte: Revista Nova Escola. Arte Rupestre: passado e presente.
Obgda Pelo conteúdo!💓
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