terça-feira, julho 03, 2012

A HISTÓRIA DAS FÁBULAS

As fábulas mais antigas que conhecemos começaram a ser contadas no Oriente, milhares de anos atrás. De onde hoje fica a Índia, elas migraram para a Pérsia e se espalharam pela Grécia Antiga.
O primeiro grande contador do Ocidente foi o grego ESOPO (século VI antes de Cristo). Aliás, Esopo não deixou nehuma fábula escrita, pois só as contava oralmente. Quem escreveu suas histórias foram outros autores, entre eles, seu grande admirador, o romano Fedro (que era escravo e viveu no século I antes de Cristo).
Durante a Idade Média, as fábulas gregas e romanas foram redescobertas. O famoso pintor Leonardo Da Vinci (1452-1519) se interessou muito por elas e as reescreveu em italiano. O escritor Jean de La Fontaine (1621-1695) obteve muito sucesso ao traduzi-las em versos para o francês. La Fontaine gostava tanto dessas histórias que até chegou a inventar suas próprias fábulas. Seus livros foram traduzidos para muitas outras línguas e suas fábulas ainda são contadas a muitas crianças.
Hoje em dia, vários autores utilizam esse formato para contar suas histórias, reescrevendo as fábulas tradicionais ou criando novas, às vezes, com morais completamente diferentes daquelas dos povos de milhares de anos atrás.

Clique aqui e leia diversas fábulas

REFERÊNCIAS

CAMPOS, João; NIGRO, Flávio; RODELLA, Gabriela. Português a Arte da Palavra. 6. ano. São Paulo: AJS, 2009, p. 56.

Nenhum comentário:

SUPERLETRADOS

SUPERLETRADOS
O BLOG DA GALERA DA ESCOLA