sábado, novembro 27, 2021

LITERATURA: GÊNERO LÍRICO E GÊNERO SATÍRICO - CANTIGAS TROVADORESCAS

GÊNERO LÍRICO E GÊNERO SATÍRICO

O GÊNERO LÍRICO: CANTIGAS DE AMIGO E CANTIGAS DE AMOR

CARACTERÍSTICAS DAS CANTIGAS DE AMIGO


1. Voz lírica feminina: a principal característica distintiva das cantigas está na voz lírica: na cantiga de amigo é a mulher quem fala; na cantiga de amor, o homem. Mas vale lembrar que o autor é sempre um homem, o trovador.

2. Expressão da vida campesina e urbana: a cantiga de amigo reflete a sensibilidade, os problemas e a visão de mundo das populações desfavorecidas, que trabalham no campo e na cidade.

3. Realismo: a temática do sofrimento amoroso desenvolve-se a partir de uma perspectiva realista, isto é, de fatos comuns da vida cotidiana, como a saudade do amigo ausente, o medo de que não retorne da guerra, os preparativos para encontrá-lo na romaria ou no baile etc. 

4. Simplicidade temática e formal: como pequenos e singelos quadros sentimentais, as cantigas de amigo utilizam uma estrutura simples feita de versos alternadamente repetidos e refrão, para apresentação em coro ou para o acompanhamento da dança. Chamamos essa estrutura repetitiva de paralelismo.

5. Origem popular: todas essas características, que fazem a simplicidade desse gênero, estão ligadas à sua origem. As cantigas de amigo são o resultado da evolução de tradições de canto popular, folclórico, da península Ibérica.


CARACTERÍSTICAS DAS CANTIGAS DE AMOR


1. Voz lírica masculina: nas cantigas de amor, a voz lírica é sempre masculina.

2. Expressão da vida aristocrática: com as convenções do amor cortês, as cantigas de amor refletem o refinamento da vida palaciana, em sua ambientação aristocrática e culta.

3. Convenções do amor cortês

a) A idealização: a mulher aparece sempre idealizada. A voz lírica louva as qualidades da amada: formosura, bondade, lealdade, honra, desenvoltura ao falar, discrição ao rir.

b) A vassalagem amorosa: com esta convenção da linguagem amorosa, desenvolve-se o tema do amor impossível. a dama idealizada é alçada à posição de senhora e o homem se rebaixa à condição de seu vassalo.

c) A coita: esta palavra de origem galego-portuguesa significa a dor, o sofrimento causado pela não correspondência amorosa. Nas cantigas de amigo nem sempre a coita é o tema, mas nas cantigas de amor é praticamente o único.

4. Origem provençal: A Provença, região do Sul da França, foi o centro irradiador da poesia trovadoresca. A cantiga de amor é uma adaptação simplificada e empobrecida de um gênero da poesia provençal, a cansó.


O GÊNERO SATÍRICO: CANTIGAS DE ESCÁRNIO E DE MALDIZER

As cantigas satíricas apresentam interesse sobretudo histórico. São verdadeiros documentos da vida social, principalmente da corte. fazem ecoar as reações públicas a certos fatos políticos; revelam detalhes da vida íntima da aristocracia, dos trovadores e dos jograis, trazendo até nós os mexericos e os vícios ocultos da fidalguia medieval portuguesa.

As cantigas de escárnio utilizam a ironia e o equívoco para realizar mais indiretamente essas zombarias. (zombarias, desprezo, desdém).

As cantigas de maldizer são sátiras diretas. Daí sua maior virulência, o emprego mais frequente de palavrões e a abordagem mais desabusada dos vícios sexuais atribuídos aos satirizados. (praguejar contra, maledicência, difamação).


Fonte: AMARAL; Emília et al. Português: novas palavras - literatura, gramática, redação. São Paulo: FTD, 2000.