sábado, março 15, 2014

30 POESIAS CONCRETAS


O Concretismo surge na Europa, por volta de 1917, na tentativa de se criar uma manifestação abstrata da arte.

A busca dos artistas era incorporar a arte (música, poesia, artes plásticas) às estruturas matemáticas geométricas. A intenção deste movimento concreto era desvincular o mundo artístico do natural e distinguir forma de conteúdo.

Para os concretistas a arte é autônoma e a sua forma remete às da realidade, logo, as poesias, por exemplo, estão cada vez mais próximas das formas arquitetônicas ou esculturais. As artes visuais não figurativas começam a ser mais evidentes, a fim de mostrar que no mundo há uma realidade palpável, a qual pode ser observada de diferentes ângulos.

Por volta de 1950, a concepção plástica da arte chega ao Brasil através do suíço Max Bill: artista, arquiteto, designer gráfico e de interiores. Bill é o responsável por popularizar as concepções da linguagem plástica no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956.


As características gerais do concretismo na literatura são: o banimento do verso, o aproveitamento do espaço do papel, a valorização do conteúdo sonoro e visual, possibilidade de diversas leituras através de diferentes ângulos.

FONTE:

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
































2 comentários:

Anônimo disse...

qual o nome da 3ª obra, o autor e o ano de publicação pf

Katiúscia Silva disse...

Boa noite! gostaria de saber informações sobre a 27ªobra, nome do autor e nome da obra, por favor?

SUPERLETRADOS

SUPERLETRADOS
O BLOG DA GALERA DA ESCOLA